Curiosidade... Como construiremos uma ponte entre a Matemática da Escola e a Matemática fora da Escola?
Matemática é vida real. Ela se faz presentes em todas as nossas ações, não há como fugir... É preciso criar laços harmoniosos entre a nossa vida e a escola. Precisamos mudar nossa prática, estudar mais, investigar mais e propor uma revolução do que vem sendo trabalhado ha tantos anos.
Todos somos capazes de nos libertar, mas custa alto o preço da adaptação e isso gera comodismo. Mas acredito que as inquietações de tantos estudiosos e pesquisadores chegarão às escolas em um curto prazo, já que os alunos não suportam mais as tradicionais metodologias que ignoram o seu contexto social. Em se tratando do ensino de Matemática, a oportunidade de contextualizá-lo é ainda maior, emboras, tenha sido uma das disciplinas que mais distanciou os conteúdos da escola com o conhecimento que o sujeito tem e usa fora desta.
“Não é mais possível
apresentar a Matemática aos alunos de forma descontextualizada, sem levar em
conta que a origem e o fim da Matemática é responder às demandas de
situações-problema da vida diária.” (GROENWALD, FILLIPSEN, 2002).
Nenhum comentário:
Postar um comentário