sábado, 19 de outubro de 2013

RETRATOS & REFLEXOS

MATEMÁTICA NÃO É DIFÍCIL, DIFÍCIL É MUDAR NOSSA PRÁTICA DE ENSINO DESTA DISCIPLINA


Passei minha vida inteira de estudante do Ensino Fundamental e Médio sem compreender o papel da incógnita na minha vida, levava tempo para entender uma equação de 1º grau. 
Já nos meus anos de faculdades, tive a sorte de conviver com um professor meio louco, impaciente, estressado, mas que com todos esses defeitos era um gênio, passava com muita segurança problemas da vida real em que o "x" se fazia presente. Passei a compreender que fazia sentido estudar àquelas equações.
No terceiro período de curso me deparei com o professor de geometria que muito emboras, fosse um engenheiro civil, sua didática passava longe de interligar a matemática da sala de aula a matemática fora desta. Aprendia todo o processo dos longos cálculos, mas nunca a aplicabilidade.
Tenho inúmeras lembranças dos impactos da Matemática em minha formação e até na minha prática pedagógica.
Estarei sempre relatando experiências passadas para que possa junto a outras pessoas que me seguirão ou que farão comentários sobre as postagens eu possa reconstruir novos  conceitos, buscando a melhoria da minha prática pedagógica. Também estarei recorrendo a revisão de literaturas e praticando a reflexão.

"O principal objetivo da educação é ensinar os mais novos a pensar e a resolução de problemas constitui uma arte prática que todos os alunos podem aprender. Porque o ensino é, na sua perspectiva, também uma arte, ninguém pode programar ou mecanizar o ensino da resolução de problemas; este ensino é uma atividade humana que requer experiência, gosto e bom senso".
(BOAVIDA, 1992, p.109)

É nessa expectativa que vou pautando meus sonhos de apresentar no final do meu curso de Mestrado um novo olhar para o ensino de Matemática e que este servirá também para outras disciplinas, pois o conhecimento não se dá de forma isolada.
Audeni

Nenhum comentário:

Postar um comentário