AVALIAÇÕES
EXTERNAS E A MELHORIA DA QUALIDADE
EDUCACIONAL
A avaliação externa é um
elemento que subsidia a tomada de decisão no âmbito educacional, pela sua
dimensão, pois permite o acompanhamento do desenvolvimento da educação, a
evolução das instituições e a implantação de novas políticas educacionais.
Como primeira iniciativa de
avaliação externa veio o SAEB em 1995, depois veio as avaliações de
iniciativa dos estados, no caso de
Pernambuco que tem como avaliação externa o SAEPE, que é utilizado para
acompanhar, medir e implantar novas políticas de ensino no estado, visando
atingir metas e melhorar os índices de aprendizagens dos estudantes.
O SAEPE é uma avaliação de
caráter censitário e amostral, que dá
condições a rede estadual de Pernambuco acompanhar e monitorar o processo de
ensino aprendizagem, bem como, a tomada de decisão para a implantação de novas
políticas educacional.
A partir da coleta e análise
dos dados de cada instituição de ensino é estabelecidas metas de crescimento,
estas metas, devem ser analisada pela gestão escolar, que terá como
responsabilidade, socializar com os demais membros da escola e juntos traçar o
plano de ação de melhoria dos indicadores.
Com os dados do SAEPE a instituição
tem condições de comparar resultados,
avaliar crescimento ou decrescimento, identificar os fatores que dificultam o
processo de ensino aprendizagem, propor estudo e discussão da escala de
proficiência e estabelecer estrategicamente meios de superação.
Os estudantes avaliados pelo
SAEPE são aqueles que estão na etapa conclusiva de cada ciclo de ensino, (
3º e 5º ano do Fundamental I, 9º ano do Fundamental II e 3º ano do Ensino
Médio), as avaliações contempla apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática. Pautado nessa amostragem, avalia-se a qualidade da aprendizagem.
Além das disciplinas de
Língua Portuguesa e Matemática, o SAEPE também realiza um questionário que
permite traçar o perfil do estudante, do professor das referidas disciplinas,
do gestor da escola e da escola. Esses questionários dão subsídio para o estado
conhecer os profissionais da educação, a infraestrutura da instituição e as
condições socioeconômicas dos estudantes. Todos esses elementos são de
fundamental importância para identificar os fatores que afetam a qualidade do
ensino aprendizagem.
Os principais objetivos do SAEPE são:
- Produzir informações sobre o grau de
domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais
em cada período de escolaridade avaliado. Estes são pré-requisitos
indispensáveis não apenas para a continuidade dos estudos, mas para a vida em
sociedade.
- Monitorar o desempenho dos estudantes ao
longo do tempo, como forma de avaliar continuamente o projeto pedagógico de
cada escola, possibilitando a implementação de medidas corretivas, quando
necessário.
- Contribuir diretamente para a adaptação
das práticas de ensino às necessidades dos alunos, diagnosticadas por meio dos
instrumentos de avaliação.
- Associar os resultados da avaliação às
políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o
grau de eficácia da escola.
- Compor, em conjunto com as taxas de
aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.
Apesar de o SAEPE ter seu
inicio no ano de 2005, somente a partir do ano de 2007 é que seus resultados
passam a serem consolidados e divulgados, possibilitando às gerências
regionais, as escolas e ao estado fazer comparações e a partir de 2008 a
avaliação do SAEPE passou a ser aplicada anualmente.
A avaliação do SAEPE é
elaborada com base nas “ Matrizes de Referências que apresentam o objeto dos
testes. São formadas, por um conjunto de habilidades (descritores) mínimos
esperados dos estudantes em seus diversos níveis de complexidade, em cada área
de conhecimento e etapa de escolaridade”. (Revista do Sistema SAEPE, p.17,
2011).
A análise dos itens das
avaliações do SAEPE compreende um processo bem mais complexo do que o processo
avaliativo que acontece no dia-a-dia da sala de aula. “Por serem os testes do
SAEPE aplicados a um grande número de estudantes, os resultados levam em
consideração cada uma das habilidades presentes na matriz de referências da
avaliação”. (Revista SAEPE, p.46, 2011). Os testes são compostos por unidades
básicas denominadas itens, cada item tem o objetivo de avaliar uma habilidade,
por ser ele um teste de proficiência.
A proficiência é uma medida
do conhecimento não observável de maneira direta. Por isso, para analisar os
testes do SAEPE são utilizado os procedimentos de Teoria de Resposta ao Item
(TRI), essa análise permite colocar, em uma mesma escala, a proficiência dos
estudantes e comparar os resultados entre diferentes programas avaliativos
(SAEB, Prova Brasil e SAEPE) e de um mesmo programa ao longo de suas edições. (Revista
SAEPE, p.48, 2011).
Os resultados do SAEPE são
disponibilizados às escolas através das revistas ou boletins pedagógicos
contendo todo o resultado dos estudantes, da escola, do município e do estado,
para possíveis comparações. Essas revistas apresentam ainda a exploração do
item, a margem de acerto e erros dos estudantes e a escala de proficiência.
Partindo da análise dos
dados, o gestor da escola, deve promover estudos e discussão sobre os
resultados alcançados e a partir daí, traçar seu plano de ação, também junto
aos coordenadores pedagógicos e professores implantar novas ações para o
Projeto Político Pedagógico, garantindo equidade e a qualidade do processo
ensino aprendizagem.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Percebe-se que a avaliação
de larga escala é uma das possibilidades dentro do âmbito educacional que todo
gestor tem para se situar, sabendo onde está e aonde deve chegar. Compete a
cada setor educacional, a realização da
análise dos resultados sempre na ótica de que pode avançar mais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Portal do Caed
Portal do SIEPE/SAEPE
Revista do Sistema SAEPE
2011
Revista do SAEPE da Escola
Manoel Ribeiro Damasceno 2012.
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